terça-feira, 22 de julho de 2008

o orfeu que batia um bolão

**


é, ando mesmo com a cabeça em algum universo paralelo chamado editais...

::só hoje fiquei sabendo que morreu em porto alegre, dia 12 de julho, o ator e jogador de futebol breno mello. breno estava com 76 anos e interpretou orfeu no filme orfeu negro (o primeiro e legítimo, o resto, esqueçam!), de marcel camus (1959).

::conheci o breno há exatos dois anos, durante a exibição do meu filme, berlinball, na mesma sessão na qual foi exibido o documentário o papão de 54, de alexandre derlam, sobre o heróico renner, time gaúcho que 'papou' o estadual daquele ano e que tinha entre seus jogadores aquele que, anos depois, viraria estrela internacional ao protagonizar orfeu, obra que recebeu a palma de ouro em cannes, um oscar, um globo de ouro e um bafta. breno tinha, então, 74 anos, ainda belo e altivo como o orfeu, simpático, sorridente e elegante. após a sessão, fomos todos tomar uma sopa quentinha naquela noite fria gaúcha. paramos em um posto de gasolina para tirar fotos. cadê essas fotos? preciso encontrar... quase a foto não sai: a pilha da máquina se esgotara, compramos outras.

::breno mello e alexandre derlam, o diretor do papão de 54, ficaram amigos. alexandre, desde então, prepara um documentário sobre a incrível trajetória de breno, filme que aguarda patrocínio para ser finalizado.

::torço para que o filme fique logo pronto. uma bela homenagem ao breno orfeu.

Nenhum comentário: