sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

fim de ano: muita excitação por nada

**
eu não gosto das festas de fim de ano. aliás, não gosto de fim de ano. há muito, não freqüento mais a universidade, não tenho mais patrão, carteira assinada, férias, décimo-terceiro salário. sendo assim, fim de ano pra mim não significa necessariamente férias de verão e muito menos dinheiro no bolso. muito pelo contrário: é a era glacial da informação e da minha conta bancária: ninguém está em lugar nenhum, ninguém responde email, atende o telefone, não há respostas às nossas perguntas, ninguém contrata, o setor produtivo das artes fecha pra balanço. ninguém trabalha, tudo pára, pára tudo. estão todos nas ruas vivendo um clima de excitação fora do normal e que me assusta. de repente, fica tudo bem porque é fim de ano: e todos se beijam e se abraçam e desejam coisas boas porque é fim de ano. e, sobretudo, porque é natal. e todos querem ser felizes porque é fim de ano. e porque é natal. só que o natal dura uma noite e um novo ano começa logo adiante e tudo volta ao normal. aliás, adiante uma vírgula porque no brasil o ano só começa depois do carnaval. até lá: tudo em compasso de espera! e o natal, hein? o que é o natal a não ser uma festa pra criança ganhar presente? eu não tenho filhos, salvam meu natal os meus sobrinhos. mas natal é festa pra criança, já não sou mais criança, não tenho crianças em casa. hoje é dia 26 de dezembro, estou no trabalho, eu e todos os demais que dividem espaço de trabalho aqui comigo e se preparam para a era glacial que vem pela proa - o desgelo só inicia em março. semana que vem tem nova invasão às ruas por pessoas excitadas, mais ainda do que no natal porque começa a contagem regressiva, o ano vai terminar e temos que zerar tudo, dizer o que não dissemos, beijar quem não beijamos, comprar roupa branca, catar o que resta de energia no ar e enfiar o pé na jaca porque nada melhor do que iniciar novo ano completamente bêbado e com uma ressaca daquelas que dá vontade até de sumir. clap, clap, clap. bem, cada um na sua! eu também já fiz isso.
::
eu tô mais é querendo ficar quieta! e com as minhas c.n.t.p em dia. ser normal já está tão difícil que um ano de c.n.t.p já tá pra lá de bom.
::
c.n.t.p = em química, condições normais de temperatura e pressão.
::
se a temperatura não subir, eu não explodo. e eu tô quase explodindo faz tempo!
**

Um comentário:

Ana Palíndromo disse...

É DonAnna,

concordo com vc, como comentei ... são tantas pessoas retardadas soltas nas ruas que dá até medo, todo mundo só resolve falar as coisas que pensam nessa data...

era bom se todo mundo pudesse sentir e dizer tudo em qualquer hora sem precisar do amolecer natalino...

por favor, não exploda... pois eu sei que vc é um doce e pessoas como vc me deixam e me fazem acreditar no mundo...
sigo pq consigo ver pessoas iluminadas como vc...

se cuida.. e pra te dizer o quanto eu te adoro não preciso esperar o fim do ano, digo isso a qualquer momento...
se cuida....

bjoooooo
te amo!
:-)