segunda-feira, 31 de março de 2008

f for fake

**

dia desses, na mesa de um bar (óbvio), eu+3 começamos um exercício de precisar o que é omitir, mentir e verdades que não precisam ser ditas.
questões:
-o que é pior: omitir, mentir ou dizer verdades desnecessárias?
-ao não dizer a verdade, você cairá no pecado da omissão?
-toda omissão é pecado?
-há mentiras perdoáveis ou a verdade é sempre a melhor escolha?
-por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa...é tão culposo, assim, omitir?
-omitir é covardia. é não tomar uma posição. é o em cima do muro. mentir é corajoso, é uma posição tomada e claramente revelada?

aqui vai a definição do houaiss para as três ações: omitor, mentir e o dizer verdade. mesmo no dicionário, omitor e metir às vezes ocupam o mesmo status enquanto atitude.

omitir
deixar de agir ou de manifestar-se (quando necessário ou esperado); deixar de mencionar, de dizer ou de escrever; deixar de fazer ou dizer (quando deveria fazê-lo ou dizê-lo), no cumprimento de um dever jurídico ou moral; deixar em esquecimento; preterir, postergar; passar por cima de, deixar de lado; tratar (algo) com negligência, descuidar-se de; negligenciar.
mentir
dizer, afirmar ser verdadeiro (aquilo que se sabe falso); dar informação falsa (a alguém) a fim de induzir ao erro; não corresponder a (aquilo que se espera); falhar, faltar, errar; causar ilusão a; dissimular a verdade; enganar, iludir; não revelar; esconder, ocultar; faltar a (um dever, um compromisso); não vingar, não ir para frente; falhar; perder ou ter alteradas as qualidades; deixar de ser legítimo ou verdadeiro; degenerar-se, adulterar-se.
verdade
propriedade de estar conforme com os fatos ou a realidade; exatidão, autenticidade, veracidade;
a fidelidade de uma representação em relação ao modelo ou original; exatidão, rigor, precisão.
: {eu odeio a omissão}
**

2 comentários:

Anônimo disse...

gosto da verdade, de ir direto ao caixa: é mais rápido, não prolonga o assunto, e ainda faz a fila andar. tem que mostrar a cara e, se bobear, uma identificação com foto, mas ninguém nunca disse que a vida era fácil... :-)
anna, obrigada por mais um favorito para a minha coleção!
nanda

Anônimo disse...

omissão é realmente o fim da picada!