sexta-feira, 9 de maio de 2008

richard leacock, aos 88 anos


o festival hotdocs homenageou richard leacock com uma "retrospective honouring". leacock, robert flaherty, robert drew e d.a pennebaker revevolucionaram a forma de se fazer cinema documental, abolindo narradores em off, entrevistas e baseando suas obras na observação; fixar os sentidos nos detalhes aparentemente sem importância, nos silêncios... os rapazes convenceram o grupo "time" a financiar pesquisas de desenvolvimento de sistema de som sincronizado com a imagem. em 1960, drew abre a "drew associates" e produz *primary*, assinado por leacock, o primeiro filme realizado com a nova tecnologia conjugada de som+imagem. e outro grande nome do cinema documental, albert maysles, se junta a turma, nesta ocasião. o documentário nunca mais seria o mesmo - ainda bem!

3 comentários:

marília disse...

to vendo um bando de documentário que usa e abusa de voice-over de uma maneira sensível, pessoal, encantadora... continuo amando cinema direto, mas...tem coisas boas por ai! beijos
eu de novo.

[anna] disse...

Eles eram contra o voice over do tipo BBC, Discovery Channel, modelo inglês que fez escola, documentário educativo etc. Tem espaço para tudo, desde que feito com criativoidade, cada filme pede uma linguagem, não tem regra. Eu queria te mostrar o Dreznica, vou mandar para vc. Manda o seu endereço. Bjs. O que vc tem visto de bom por aí?

marília disse...

eba!! eu quero ver sim!
beijos